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ANÁLISE ORIENTADA A OBJETOS

 

As técnicas de programação orientadas a objetos foram discutidas pela primeira vez no final da década 60. As primeiras metodologias de projeto orientadas a objeto, ainda que não tivessem este nome, foram descritas por Michael Jackson e Jean-Dominique Warnier na década de 1970.

 

Diferentemente da era "dados", proposta pela engenharia da informação, a era "objetos" buscava resolver alguns problemas que surgiram com a metodologias existentes.

 

Muitos sistemas de informação possuem características próprias, alheias à experiência ou treinamento formal anteriores dos analistas; torna-se então necessário um aprendizado que demanda tempo e esforço, muitas vezes não disponíveis durante o desenvolvimento de um sistema.

 

Além disso, muitas vezes é difícil saber se o conhecimento disponível é adequado às necessidades do desenvolvimento dos sistemas;

  • Geralmente grandes sistemas de informações exigem a integração de distintas especializações que possuem vocabulários e, às vezes, conceitos da mesma informação diferentes
  • Há um padrão de mudanças na informação durante e após o desenvolvimento de sistemas

 

Codd e Yourdon (1991) citam algumas mudanças ocorridas ao longo da última década que justificam o crescente interesse por esta abordagem:

• Os conceitos fundamentais de uma abordagem orientada a objetos tiveram uma década para amadurecer e a atenção voltou-se gradualmente de questões de codificação para questões de projeto e análise

• A tecnologia fundamental para a construção de sistemas tornou-se muito mais poderosa

• Os sistemas atualmente construídos são muito mais complexos e estão sujeitos a mudanças constantes, em relação aos sistemas de dez, vinte anos atrás

 

As características fundamentais de uma metodologia orientada a objetos são:

Abstração de dados:

  • Em vez da decomposição funcional, ou da abstração de procedimentos, que são características predominantes das técnicas estruturadas, as metodologias orientadas a objetos enfatizam a abstração de dados;
  • Neste sentido são compatíveis com a modelagem de dados e com as metodologias de engenharia da informação
  • A abstração de dados também inclui o conceito de superclasse e subclasse que, embora presentes em muitas das metodologias de modelagem de dados mais antigas, frequentemente não são tão amplamente desenvolvidas.

Herança:

  • As metodologias orientadas a objetos permitem que um objeto "herde" tanto os atributos de dados como as funções dos objetos a partir dos quais foi criado.

Definição das classes e objetos:

  • Esta atividade refere-se a crescente compreensão do analista do domínio do problema e resulta na identificação das classes estáveis e relevantes e objetos que irão formar a essência da aplicação (responsabilidades do sistema). O domínio do problema é a área geral em consideração e as responsabilidades do sistema são abstrações daqueles elementos que são requeridos pelo sistema que é concebido.