SITE EM CONSTRUÇÃO

ANÁLISE ÁGIL (SCRUM)

 

A Análise Ágil tem como objetivo principal fazer entregas de subprodutos do sistema aos usuários, para que já sejam utilizados o mais cedo possível e assim determinar se haverá necessidade de correções que possam afetar os subprodutos seguintes.

 

Para tanto, utiliza a metodologia SCRUM que vai liberar resultados parciais do produto enquanto o projeto estiver em andamento. Por isso tem uma diferença muito especial comparando com as metodologias acima citadas, que somente apresenta resultados quando o projeto chega ao seu final. É claro que é necessário organizar as atividades de forma que sejam observadas as dependências dos subprodutos, de maneira que sejam elaboradas primeiro aquelas que não sejam dependentes de subprodutos anteriores.

 

Para se conseguir este objetivo a primeira atividade a realizar é o levantamento dos requisitos funcionais que determinarão as necessidades e regras de negócio, conforme solicitado pelo usuário, gerando o Backlog do Produto, que poderá ser modificado e ter novas inclusões ou revisões de requisitos funcionais. Portanto, quando o projeto for concluído, todos os itens do Backlog do Produto estarão implantados.

 

O Coordenador da equipe deverá ser um profissional que saiba utilizar o Scrum e tenha como objetivo orientar a equipe para que haja uma qualidade de coordenação que utilize com segurança as técnicas do Scrum e que sejam aplicadas nos momentos corretos.

Após ser aprovado o Backlog inicial, será determinado o subconjunto de itens relacionando os requisitos que devem estar prontos ao final de cada conjunto, definidos como um Sprint. 

 

Para desenvolver cada Sprint, serão realizadas reuniões diárias rápidas e práticas com a equipe, para definir as prioridades do dia conforme solicitação do usuário, de forma que a equipe possa construir as soluções ou fazer as revisões das mesmas para os requisitos em elaboração e que deverão ser contemplados.

 

Ao final de cada Sprint será realizada uma reunião de Revisão tendo como objetivo validar o resultado da Sprint, avaliando o processo de desenvolvimento da própria equipe. Esta reunião mostrará à equipe as lições aprendidas, que serão utilizadas no processo de desenvolvimento, avaliando os resultados positivos que devem ser seguidos assim como o que não deu certo e deve ser reformulado.

 

Após 1 a 3 Sprints concluídos, deverá ser feito um lançamento ou release do produto obtido, permitindo ao usuário receber um produto parcial já desenvolvido, para que possa fazer uso antes de todo o projeto estar concluído.